A PolÃtica de Grupo (GPO) é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para controlar o comportamento dos computadores em uma rede. Uma das coisas que você pode fazer com a GPO é ocultar unidades de disco especÃficas. Isso pode ser útil por vários motivos, como:
- Proteger dados confidenciais. Ao ocultar uma unidade de disco, você pode impedir que os usuários acessem dados confidenciais, como informações financeiras ou pessoais.
- Reduzir a desordem. Se você tiver muitas unidades de disco em seu computador, ocultar as unidades que você não usa com frequência pode ajudar a reduzir a desordem na área de trabalho e no Explorador de Arquivos.
- Direcionar usuários para determinadas unidades. Se você deseja que os usuários salvem seus arquivos em uma unidade especÃfica, ocultar todas as outras unidades pode ajudá-los a lembrar onde salvar seus arquivos.
Neste artigo, mostraremos como ocultar unidades de disco via GPO.
Passo 1: Navegação até a Configuração do Usuário do Editor de PolÃtica de Grupo
- Abra o Editor de PolÃtica de Grupo Local.
- No painel esquerdo, navegue até
Configuração do Usuário -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Explorador de Ficheiros.
Passo 2: Seleção da PolÃtica
- No painel direito, encontre a polÃtica denominada "Ocultar estas unidades especificadas em O Meu Computador".
- Clique duas vezes na polÃtica para abrir a janela de propriedades.
Passo 3: Configuração da PolÃtica
- Na janela de propriedades, selecione a opção "Ativado".
- Na lista suspensa, selecione as unidades que deseja ocultar. Você pode selecionar uma ou várias unidades.
Passo 4: Aplicação da PolÃtica
- Clique em "Aplicar" para aplicar a polÃtica.
- Clique em "OK" para fechar a janela de propriedades.
Observações Importantes
- Esta polÃtica remove apenas os Ãcones de unidade. O acesso ao conteúdo ainda é possÃvel através de outros métodos, como inserir o caminho para um diretório ou em uma janela de comando.
- Para que a polÃtica seja aplicada a todos os usuários, você deve vinculá-la a um Objeto de Diretiva de Grupo (GPO). Para obter mais informações, consulte a documentação da Microsoft sobre como vincular GPOs.
Exemplo
Vamos supor que você deseja ocultar as unidades "C" e "D" de todos os usuários em sua rede. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Abra o Editor de PolÃtica de Grupo Local.
- Navegue até
Configuração do Usuário -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Explorador de Ficheiros. - Clique duas vezes na polÃtica denominada "Ocultar estas unidades especificadas em O Meu Computador".
- Na janela de propriedades, selecione a opção "Ativado".
- Na lista suspensa, selecione as unidades "C" e "D".
- Clique em "Aplicar".
- Clique em "OK".
Depois de aplicar a polÃtica, as unidades "C" e "D" serão ocultadas de "O Meu Computador" e do Explorador de Arquivos para todos os usuários.
