QUAL É A DIFERENÇA ENTRE WEP, WAP E WPS?

ANGO7BEAT
0

            


O mundo é cheio de surpresa, onde a tecnologia acaba por fazer parte das nossas "vidas".

            Provavelmente, você já ouviu ou leu umas dessas siglas: WEP, WAP E WPS. Mas o que ela quer dizer?

            Todas elas estão relacionada com a rede de computador sem-fio (wireless) no que toca a segurança.

            Existem diversos elementos responsáveis pela a segurança da rede, desde os protocolos de segurança do Modelo OSI até aos aplicativos de segurança de rede.

            Hoje, iremos mostrar a diferença entre protocolo de segurança wep e wap. E o que é  wps?

            Wep - É um Tipo de autenticação de rede sem fio, de fácil configuração e bastante simples. A sua chave de autenticação é baseada em pin  (número ).  Ele usa chave para realizar a conexão em uma rede sem fio, também a chave para codificação de mensagens transmitida dentro da rede.

            Ela tem as seguintes vantagens:

-Fácil conexão

-Criptografia 64 ou 128 bits em hexadecimal

            Desvantagens:

-Facilidade de quebra de senha usando a força bruta.

-Permite várias  tentativas de pins

-É um modelo antigo logo, é pouco utilizado atualmente por questão de segurança.

            Curiosidade

-Você sabia que Wi-Fi Alliance retirou oficialmente o WEP em 2004 devido as vulnerabilidades que foram  descobertas ao longo do tempo?

- como contornar a segurança da autenticação wep? (brevemente)

 -Wps (Wi-Fi protect setup) - não é um modelo de autenticação de redes sem-fios mas, é o elemento responsável pela criação do ambiente da rede sem-fio, como gerador de pin para a autenticação na rede. Ela pode ser feita de modo automático gerando o pin apenas clicando no botão de wireless localizado no dispositivo do router ou mesmo em configuração do computador.

 -Wap (1 e 2) - É a evolução do protocolo wep, acarretando correções das falhas antigas e trazendo novas funcionalidades. Este protocolo de segurança é usada atualmente. Este modelo  foi acrescentado caracteres na configuração de senha tornando  confiável na segurança e difícil para a força bruta.

 

            Vantagem:

-verificações de integridade de mensagens para determinar se um invasor capturou ou alterou pacotes de dado.

-Limite para tentativa de conexão na rede, dificultando bastante o invasor.  mas claro, existe modos de contornar a segurança! -As chaves usadas pelo WPA eram de 256 bits.

            Desvantagem:

- É vulnerável a ataques de reinstalação de chave (KRACK). O KRACK explora uma fraqueza do WPA2, que permite que os invasores se façam passar por uma rede clone e forcem a vítima a se conectar a uma rede mal-intencionada. Isso permite que o hacker descriptografe um pequeno pedaço de dados que pode ser agregado para quebrar a chave de criptografia. No entanto, os dispositivos podem ser corrigidos e o WPA2 ainda é considerado mais seguro do que WEP ou WPA.

-Poucas tentativas de acesso a rede.

 

CURIOSIDADE

(como contornar a segurança da autenticação wap? - Brevemente)

WPA3 é a terceira iteração do protocolo Wi-Fi Protected Access. A Wi-Fi Alliance lançou o WPA3 em 2018. O WPA3 introduziu novos recursos para uso pessoal e empresarial, incluindo:

Criptografia de dados individualizada: ao fazer login em uma rede pública, o WPA3 inscreve um novo  dispositivo por meio de um processo diferente de uma senha compartilhada. O WPA3 usa um sistema de protocolo  de provisionamento de dispositivo (DPP) Wi-Fi que permite aos usuários usar tags NFC (Near Field  Communication) ou códigos QR para permitir dispositivos na rede.

 

- Protocolo de autenticação simultânea de iguais: usado para criar um handshake seguro, em que um dispositivo de rede se conecta a um ponto de acesso sem fio, e ambos os dispositivos se comunicam para verificar a autenticação e a conexão. Mesmo se a senha de um usuário for fraca, o WPA3 fornece um handshake mais seguro usando Wi-Fi DPP.

Proteção mais forte contra ataque de força bruta: o WPA3 protege contra adivinhações de senha off-line, permitindo ao usuário apenas uma adivinhação, forçando o usuário a interagir com o dispositivo Wi-Fi diretamente, o que significa que ele teria que estar fisicamente presente toda vez que quisesse adivinhar a senha.

 

Curiosidade:

-Você sabia? a segurança WPA3 usa criptografia GCMP-256 em vez da criptografia de 128 bits usada anteriormente.

-Você sabia que O WPA foi introduzido em 2003?

-Você sabia que O WPA2 foi introduzido em 2004 e era uma versão atualizada do WPA?. O WPA2 é baseado no mecanismo de rede de segurança robusta (RSN) e opera em dois modos:

    Modo pessoal ou chave pré-compartilhada (WPA2-PSK) – que depende de uma senha compartilhada para acesso e geralmente é usada em ambientes domésticos.

    Modo empresarial (WPA2-EAP) – como o nome sugere, é mais adequado para uso organizacional ou empresarial.

    Ambos os modos usam CCMP – que significa Counter Mode Cipher Block Chaining Message Authentication Code  Protocol. O protocolo CCMP é baseado no algoritmo Advanced Encryption Standard (AES), que fornece a autenticidade da mensagem e verificação de integridade. O CCMP é mais forte e confiável do que o TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) original do WPA, tornando mais difícil para os invasores identificarem os padrões.

-Handshake - É o elemento responsável pela interligação do host na rede. Ele possui a senha da rede e compara a senha digitada pelo o host (usuário que irá fazer a conexão na rede), caso esteja correcta ele permite a entrada do usuário na rede recebendo um endereço ip . Caso contrário, o usuário não terá acesso a rede.

 


Enviar um comentário

0Comentários
Enviar um comentário (0)